Os 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito
1º - APRENDIZ - É consagrado ao "aprendizado", dentro de uma Nova Vida iniciada logo após a Iniciação, quando, morrendo para a vida profana, ressurge para a vida maçônica.
2º - COMPANHEIRO - Após um determinado período de "silencio" com a devida "nutrição" através do "alimento recebido" o maçom une-se aos seus irmãos, formando o "companheirismo" para dedicar-se ao estudo das artes e das ciências, burilando a pedra bruta, dando forma à construção do Edifício (a si próprio), pois somos o templo do espírito Santo de Deus.
3º - MESTRE - O tempo é dedicado a amparar com sabedoria, prudência e tolerância aos seus irmãos Aprendizes e Companheiros, transmitindo-lhes os ensinamentos finais.
4º - MESTRE SECRETO - É o comportamento discreto; a busca da Sabedoria; a vigilância para o bom desempenho dos maçons de Graus menores.
5º - MESTRE PEREFEITO - Sobre a Pedra Cúbica, cultua a Verdade, aperfeiçoando o homem "interno", constrói um coração puro e dedicado amor ao próximo.
6º - SECRETO ÍNTIMO - Coloca um freio à curiosidade supérflua, buscando apreender mais porque tem consciência de que a sua responsabilidade na Ordem cresce.
7º - PREBOSTE JUIZ - Por significar "Preboste", um magistrado militar, o zelo, a equidade e o dever passam a ser fatores de grande relevância.
8º - INTENDENTE DOS EDIFÍCIOS - Pela responsabilidade na direção das tarefas que lhe foram confiadas, deve analisar tudo o que faz, com muito cuidado.
9º - CAVALEIRO ELEITO DOS NOVE - Por ser "Cavaleiro", é dedicado à luta contra os erros e os vícios.
10º - ILUSTRE CAVALEIRO ELEITO - É dedicado à regeneração dos homens, à valorização da Ciência, das Artes e da Moral.
12º - GRANDE MESTRE ARQUITETO - É dedicado aos atos de coragem perseverante.
13º - CAVALEIRO DO REAL ARCO - É dedicado aos precursores da Maçonaria; os Pontífices de Misraim e de Jerusalém.
14º - SUBLIME MAÇOM, GRANDE ELEITO PERFEITO - Sob a proteção do Delta Sagrado, o Grau é dedicado ao Grande Arquiteto do Universo, como autor e criador supremo do homem e do Cosmo.
15º - CAVALEIRO DO ORIENTE OU DA ESPADA - É consagrado a todos os patriotas e heróis que desejaram ter a pátria livre.
16º - PRÍNCIPE DE JERUSALÉM - É dedicado à prazerosa alegria e ao júbilo dos que triunfam, em todos os sentidos.
17º - CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE - Consagra a Maçonaria em todos os recantos da terra.
18º - CAVALEIRO ROSA CRUZ - É dedicado à vitória do bem sobre o mal, espargindo a luz Crística.
19º - GRANDE PONTÍFICE OU SUBLIME ESCOCÊS - É dedicado ao desenvolvimento da verdade religião em caráter universal, como "religião" entre homem e a Divindade.
20º - SOBERANO PRÍNCIPE DA MAÇONARIA OU "MESTRE AD VITAM" - É dedicado aos deveres sagrados de todos os dirigentes das Oficinas Maçônicas.
21º - NOAQUITA OU CAVALEIROS PRUSSIANOS - É dedicado à vigilância para superar os perigos da ambição, bem como ao incentivo ao arrependimento.
22º - CAVALEIRO DO REAL MAHCADO OU PRÍNCIPE DO LÍBANO - Consagra os feitos gloriosos da Cavalaria da Idade Média, com seus nobres sentimentos, fidelidade e honradez.
23º - CHEFE DO TABERNÁCULO - "Sempre in vigilando", é o lema desse Grau, no sentido de manter íntegros os valores da Ordem.
24º - PRÍNCIPE DO TABERNÁCULO - Dedica-se à preservação da Doutrina Maçônica.
25º - CAVALEIRO DA SERPENTE DE BRONZE - Incentiva a inteligência para a criatividade de planejamentos sábios.
26º - ESCOCÊS TRINITÁRIO OU PRÍNCIPE DA MERCÊ - É dedicado ao impulso da inteligência que formam os gênios, recompensando-os.
27º - GRANDE COMENDADOR DO TEMPLO - É dedicado à Virtude e ao talento que contribuem para a formação dos líderes.
28º - CAVALEIRO DO SOL OU PRÍNCIPE ADEPTO - É um Grau consagrado à Verdade simples que dá a felicidade ao homem.
29º - GRANDE ESCOCÊS DE SANTO ANDRÉ OU PATRIARCA DAS CRUZADAS - Evoca os feitos imortais da antiga Maçonaria Escocesa.
30º - CAVALEIRO KADOSCH -É dedicado à Filosofia ampla e universal.
31º - GRANDE INSPETOR INQUISIDOR COMENDADOR - É consagrado à essência da Justiça da Ordem.
32º - PRÍNCIPE DO REAL SEGREDO - Diz respeito ao alto comando militar da Ordem, no sentido da disciplina, correção, zelo e intrepidez.
33º - GRANDE INSPETOR GERAL DA ORDEM - É dedicado à Administração Superior da Ordem, incluindo a administração dos valores intelectuais, morais e espirituais.

Comentários
Postar um comentário
comente com responsabilidade